top of page

Team Building

A Oficina Josefina acredita que através da arte se podem criar novas formas de resolução de problemas mas também estimular a criatividade e perspectivar o mundo que nos rodeia de uma outra forma. 

 

Apresento duas possibilidades de Team Building.

 

A primeira, assente no fazer artístico, é onde entramos no campo da desaceleração do ritmo do dia-a-dia explorando a criatividade através da manualidade, dos materiais e das técnicas. 

Por outro lado, a arte não é só o fazer, é também o observar do mundo de uma forma diferente, é abrir portas para criar novos horizontes. Aqui são as obras de artistas plásticos que dão o ponto de partida para esta experiência onde o foco é o trabalho em equipa e a criatividade.

Movimentos (in)comuns

Steve Paxton / Trisha Brown / Performance

Agora observa as tuas mãos por uns momentos... Levanta o copo, veste as calças, tira os óculos, espreguiça-te. Repete agora. E faz tudo de novo.  Estes gestos em repetição e por um tempo prolongado deixam de ter o seu sentido inicial e tornam-se uma outra coisa.  Artistas como a Trisha Brown, a Yvone Rainer ou Steve Paxton trazem-nos uma perspectiva performativa sobre o nosso quotidiano, vamos descobri-los e  criar uma composição de movimentos inspirados no quotidiano.

 

 

 

 

Partitura Partida

John Cage / Música / Desenho

Linhas rectas ou manchas de cor. Palavras ou colagens. Desenhos ou pinturas. Os músicos utilizam as partituras para escrever as músicas que compõem. Vamos descobrir que artistas como John Cage, Iannis Xenakis ou Ligeti exploraram outras formas de compôr, “desenhando” música! Que os sons do nosso quotidiano são muito importantes e o silêncio também pode ser música! Vamos também nós desenhar uma música para no final a tocarmos!

​​Poesia Daninha

E. M. Castro / Anna Hatherly / Poesia Experimental 

A fooorma dassss palavrrras. A leiiituuuura dassss lllllletras. O sentidoooo da LEiTura. Faz sentido, muda o seu sentido, cria novos sentidos, deixa de ter sentido, desfiar o sentido e desafiar o sentido. A poesia no visual, a visualidade na poesia. Poesia experimental, poesia visual, poesia concreta.  Vamos conhecer trabalhos de alguns artistas como E.M. Castro, Augusto Campos, Ferreira Gullar ou Anna Hatherly que utilizam a palavra nos seus múltiplos sentidos e possibilidades. Nesta nossa viagem iremos também criar a nossa poesia daninha pronta a nascer com uma qualquer forma!

Arte de Fazer Livros

Ulises Carrión / Livros de Artista

Livros de papel ou livros de cordel. Livros de cem páginas ou sem uma página. Livros sem história ou livros de memória? Livros de vidro ou livros de livro! A nova arte de fazer livros é o manifesto que o artista Ulises Carrión escreveu em 1975 nesta actividade iremos explorar este conceito, conhecer alguns artistas que utilizam esta forma de conceber obras de arte e criar também o nosso livro de artista.

Papel Marmoreado

pintura 

Marmoreado é uma técnica de pintura em que a tinta flutua na água e é aí que fazemos a composição e mistura das cores, cujo resultado pode parecer-se com uma pedra mármore - daí o seu nome. Podemos aplicar esta técnica em muitas superfícies como tecidos ou até em cerâmica, o suporte mais comum é o papel e será nesse suporte que iremos aprender a fazer marmoreado.

 

Cordas Entrelaçadas

macramé 

Este workshop destina-se a quem gostaria de aprender ou relembrar esta técnica de tecelagem. Iremos aprender  os nós básicos para a construção de um painel em macramé. Cada participante fará um suporte para vasos a partir dos pontos apresentados fazendo uma criação de sua autoria.

 

 

Cerâmica Criativa 

cerâmica 

Nesta oficina de cerâmica iremos abordar alguns pontos chave que devemos ter em conta na criação de peças cerâmicas e construir a nossa peça utilitária. Um vaso, uma caneca ou uma tigela são peças que podem ser feitas pelas suas mãos!  

 

 

Pincéis de Aguarela

aguarela

Este workshop pretende ser uma iniciação e experimentação à aguarela. Iremos abordar as características dos materiais desde o papel, passando pelos pincéis e as tintas. Exploraremos as potencialidades desta técnica com exercícios de linhas, manchas,  cores e degradês. Por fim cada participante irá criar a sua primeira aguarela.

Aguarela Bordada

bordado / aguarela 

Entre pinceladas coloridas e pontos bordados iremos criar um pequeno quadro onde estas duas técnicas estão em harmonia. Vamos explorar formas abstractas da pintura assim como as características tridimensionais do bordado criando algo singular.

 

 

bottom of page